Foram encontrados 67 registros para a palavra: saúde pública

Pacientes de Petrolina continuam reclamando da longa espera para marcar exames especializados

O Atendimento Médico Especializado)-AME-Policlínica vem recebendo diversas queixas e reclamações pelos usuários que fazem consultas nos postos de saúde básicos, nas Ames localizadas nos bairros. De acordo com os pacientes os exames são encaminhados e solícitadas as consultas especializadas, exemplo, oftamologia, mastologia, ginecologia, urologia e gastroenterologia e dezenas de outras consultas, mas o atendimento na AME-Policlinica é bastante demorado.

Umas das reclamações surgiu na AME Doutor Manoel Possídio, bairro Areia Branca, Petrolina, de acordo com Edvania da Silva, há mais de 4 meses não consegue fazer uma endoscopia gástrica e de acordo com ela a informação é que cada posto de saúde possui uma cota de consultas conforme a especialidade...

Petrolina sedia reunião que discute situação da saúde pública em sete municípios

Para acolher os gestores e repassar informações sobre a situação dos munícipios em relação a saúde pública, a Secretaria Estadual de Saúde, através da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres), promoveu uma reunião, nesta terça-feira (07), no auditório do IGEPREV, em Petrolina. Além dos gestores dos municípios vizinhos, estiveram presentes: a representante das gerencias regionais no estado, Dr. Ana Claudia Calú, a gerente da VIII Geres, Aline Jeronimo; o prefeito da cidade sede, Miguel Coelho e a Secretária Municipal de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Durante a manhã, os participantes tiveram acesso a dados, estatísticas e relatórios referentes aos municípios. "Esse evento foi importantíssimo, para nortear as atividades e ações de todos os secretários. Ele permitiu que todos os gestores se conhecessem para que, a partir de agora, possamos caminhar juntos, em parceria com a Geres, discutindo o Sistema Único de Saúde (SUS) e formando uma grande equipe", frisou Magnilde...

Bahia: Centro Especializado cruza dados solucionar questões da saúde pública

Solucionar questões de saúde pública através do cruzamento de dados já é possível. Inaugurado na manhã desta quarta-feira (7) no Parque Tecnológico da Bahia, o Centro para Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs) permite travar relações entre doenças e contextos sociais de diferentes partes do país. Dados de instituições de pesquisa como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outras, são armazenados e relacionados em uma mesma plataforma de bigdata. 

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Manoel Mendonça, explica. “Atualmente é coletada uma demanda extensa de dados e é possível fazer ciência com esses dados. O centro conta com o banco de dados do SUS e de outras fontes de informação. O objetivo do centro é contribuir para a transformação de dados em conhecimento aplicável“, afirma.

De acordo com o coordenador do Cidacs e pesquisador da Fiocruz, Maurício Barreto, a relação entre idade, gênero, localização, condições econômicas e prontuários médicos pode ser esclarecedora para o resultado das pesquisas. “A médio e longo prazo, o centro será importante para a produção de conhecimentos úteis, que vão poder ser utilizados em políticas públicas e orientando formas que a população poderá ter acesso a determinados serviços com mais praticidade, segurança e conforto“, explica Barreto. 

Sob coordenação da Fiocruz, o Cidacs é o primeiro centro do país a reunir e a processar tamanho volume de dados. Ele é conectado ao Omolu - um supercomputador da Fundação montado no Senai Cimatec, que funciona com uma capacidade de 1 terabyte de memória RAM e 96 processadores de 12 núcleos. 

O novo centro conta com importantes parcerias e apoios adquiridos, como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), o Ministério da Saúde e a Fundação Bill & Melinda Gates, que contribuíram com boa parte do investimento. Já foram captados R$ 20 milhões para os projetos de pesquisa dos próximos cinco anos. Segundo o reitor da Ufba, João Carlos Salles, a integração de informações científicas deve reformular a maneira de realizar pesquisas. 

“Relações antes pouco percebidas podem se mostrar muito relevantes. Dados que estavam sendo tratados separadamente podem ser conjugados e campos distintos podem ser relacionados. Os resultados serão muito mais completos”, afirma Salles.  ..

Em homenagem ao Dia do Dentista, a UPAE/IMIP de Petrolina destaca coesão e compromisso da equipe com a saúde pública

Para celebrar o Dia do Dentista (25 de outubro), a UPAE/IMIP de Petrolina fez uma homenagem à sua equipe de odontólogos, que permanece a mesma desde a inauguração da Unidade há 3 anos. A coordenação geral destacou a coesão, compromisso e qualidade do trabalho dos 7 profissionais que atuam na urgência e emergência do pronto atendimento.

“Nós temos a sorte de poder contar com profissionais sérios, comprometidos com o serviço público e que estão conosco desde que abrimos as portas aos usuários, em julho de 2013. Essa equipe nasceu junto com a UPAE, cresceu e está construindo uma bela história ao prestar serviço de qualidade no SUS. E isso não é dito só por nós. Recebemos muitos elogios na ouvidoria referente aos dentistas”, ressalta a gestora da Unidade, Magnilde Alves. “Somos a única referência de urgência e emergência na região, funcionando inclusive aos finais de semana, o que nos enche de responsabilidade, mas também de muito orgulho”, acrescenta...

Amigos da Saúde Pública emite comunicado oficial

..

HU-Univasf se destaca entre instituições de saúde pública do Norte e do Nordeste e recebe prêmio

O Hospital da Universidade da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) esteve entre os 36 premiados do primeiro “Líderes Norte e Nordeste”, evento que tem por objetivo homenagear instituições, cases de sucesso e os profissionais que mais se destacaram na área de gestão de saúde no último ano.

 A premiação ocorreu na noite de ontem (18), no auditório Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade do Recife-PE. O “Lideres Norte e Nordeste” é promovido pelo Grupo Mídia que possui publicações nas áreas de energia e saúde. O HU-Univasf foi eleito na categoria: Instituição do Ano - Saúde Pública. A escolha dos premiados foi feita, inicialmente, através de uma pré-seleção, onde foram analisados critérios como nível de investimento e atendimento. Em seguida, os indicados foram submetidos à votação popular...

ESPAÇO DO LEITOR: DESCASO COM A SAÚDE PÚBLICA NO MERCADO DO PRODUTOR

O leitor Gilvan Dias enviou para nossa redação, um relato de descaso com a saúde pública no mercado do produtor em Juazeiro. Segundo ele, o público que anda pelo local têm passado por vários problemas devido a buracos, esgotos e lixo por toda parte. Veja abaixo na íntegra:

Como cidadão me senti no dever de postar essas fotos para revelar o descaso que ocorre há muito tempo no Mercado do Produtor de Juazeiro (CEASA). Comerciantes, consumidores e trabalhadores têm de conviver com buracos e esgotos e lixo por toda parte...